Os vereadores da Câmara Municipal de Concórdia do Pará se reuniram na manhã da última quinta-feira (15/12), durante a 25ª Sessão Ordinária deste período legislativo, para realizar a eleição da nova mesa diretora que vai conduzir os trabalhos legislativos para o biênio 2023-2024.

O Presidente dos trabalhos no ato da sessão informou que a eleição da mesa far-se-á em voto aberto por maioria absoluta, e se qualquer das chapas não alcançar a maioria absoluta, proceder-se-á segundo escrutínio ao qual só concorrerão as duas chapas mais votadas no primeiro, considerando-se eleito a que obtiver maioria simples, ocorrendo empate, será considerado eleito o mais idoso dos concorrentes, e se persistir o empate, disputarão o cargo por sorteio É informado ainda que a chamada dos vereadores para votação será nominal e aberto e que após o vereador exercer o seu voto, o mesmo deverá se manifestar na Tribuna e divulgando-o publicamente, conforme rege o artigo 11 do novo Regimento Interno da Casa reformulado e atualizado em 16.12.2021.

Foram apresentadas duas chapas concorrentes, a primeira chapa denominada de “União e Progresso” foi encabeçada pelo vereador Jander Cley da Silva Ferreira (MDB) na presidência, vereadora Monica Miranda Soares Santana (MDB) como 1ª Secretária e vereador Bruno Pastana Feio (PT) como 2º Secretário.

A segunda chapa denominada de “União e Força” foi encabeçada pelo vereador Cesar de Souza Farias (Republicanos) na presidência, vereador Antonio Edinaldo Alves de Lima (PSDB) como 1º Secretário, e vereador Nelson Lisboa da Silva (Democratas) como 2º Secretário.

A Chapa encabeçada pelo vereador Jander Cley foi vencedora obtendo 7 votos, sendo que a chapa encabeçada pelo vereador Cesar Farias obteve apenas 4 votos.

O presidente dos trabalhos declarou empossado a Chapa “União e Progresso” encabeçada pelo vereador Jander Cley da Silva Ferreira, informando que os mesmos estarão empossados automaticamente a partir de 1º de janeiro de 2023 para o biênio 2023-2024.

Após a eleição, o vereador Jander Cley (MDB) fez seu primeiro pronunciamento como presidente eleito pelos seus pares, agradecendo a todas as pessoas que o ajudaram na sua caminhada até aquele momento, contando assim os momentos difíceis que já passou na área política, citando que será presidente de todos, e que continuará o trabalho pelo bom desenvolvimento e o progresso desta Casa Legislativa.

Foi a primeira vez que a Câmara exerceu o voto em aberto, sendo assim uma forma da sociedade fiscalizar a postura de cada vereador, pois o voto secreto dificultava a democracia, a transparência, a moralidade e a probidade dentro da Casa.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade